Pular para o conteúdo principal

Renderização via GPU: Melhore o desempenho do seu smartphone

Melhorar desempenho Android
Imagem: Pixabay.

Neste artigo vamos abordar a renderização via GPU (disponível nas opções do desenvolvedor) como forma de melhorar o desempenho do smartphone. Claro que antes disso precisamos explicar o que de fato essa funcionalidade significa e quais as consequências que ela acarreta.

As opções do desenvolvedor incluem uma série de funcionalidades que, como o nome já deixa claro, são de uso predominante de desenvolvedores. Entretanto, há algumas alternativas que podem ser de grande utilidade para usuários comuns. Abaixo vamos explicar apenas uma delas e mostrar o quanto que ela pode ajudar você.

Para habilitar as opções do desenvolvedor, siga o seguinte caminho: Configurações » Sobre o dispositivo » Número da versão. Pressione essa opção por diversas vezes até que uma mensagem indicando o desbloqueio das opções seja exibida. Terminado o processo, uma nova alternativa estará disponível na tela de configurações.
Aviso: Como a maioria dos procedimentos dessa natureza, ativar esse recurso, em troca do maior desempenho, vai consumir a bateria do seu smartphone de forma um pouco mais rápida. Além disso, as opções surtem efeito apenas em algumas situações como vamos explicar mais à frente. Dito isso, vamos continuar.
CPU e GPU

Para entender melhor o funcionamento dessa opção, é preciso distinguir CPU de GPU. De forma bem básica, a CPU é a unidade responsável pelas operações lógicas que ocorrem no seu smartphone (tais como cálculos). É o cérebro do seu aparelho. Já a GPU é a unidade responsável principalmente pelo processamento gráfico do smartphone. Vemos sua atividade principalmente nos jogos.

A CPU também consegue realizar processamento gráfico, e ela realmente faz isso em algumas ocasiões, mas com muito menos eficiência do que a GPU, que é utilizada, como já dissemos, principalmente nos jogos. Numa boa parte dos aplicativos, a CPU é que realiza a função de processar gráficos.


Forçar renderização GPU

Opções do desenvolvedor
Imagem: Captura de tela.

Essa opção permite que a GPU passe a ser utilizada nos momentos onde antes a CPU era acionada. E o que isso quer dizer? Significa que a CPU fica livre para realizar suas operações lógicas e deixa a parte gráfica totalmente a cargo da GPU. Assim, há uma notável melhora no processamento geral do dispositivo, onde haverá uma melhor distribuição das tarefas. Mas cabe lembrar: esse processo só vai ocorrer em aplicativos que usem desenho 2D.

O gasto maior de bateria se deve ao fato da GPU consumir mais energia que a CPU. E, como a explicação deixa claro, a GPU passa a ser utilizada com muito mais frequência.

Conclusão

Leia também: O que é root?

Além de não precisar de root para ser habilitada, a renderização por GPU é uma alternativa segura e simples de melhorar a performance dos smartphones Android. Para os que utilizam aplicativos com muita frequência, a mudança é notável.