Pular para o conteúdo principal

Problemas com SMS? Aprenda a resolver agora mesmo

Mensagens SMS Android
Imagem: Pixabay.

Apesar de já terem sido o principal meio de comunicação para muitas pessoas noutros tempos, as mensagens SMS saíram do cenário devido a ascenção dos aplicativos de mensagens instantâneas. Hoje em dia, tal recurso é usado principalmente como ferramenta para a realização de checagens de segurança, também conhecidas como SMS token. Além, é claro, de servir como último bastião quando as redes sociais ficam fora do ar temporariamente.

As mensagens SMS ainda são necessárias, e é comum a ocorrência de erros e problemas que podem ser solucionados de maneiras bem simples. Vamos elencar a seguir uma série de situações e indicar a possível origem do problema.

Chip não realiza/recebe chamadas e nem SMS

Essa situação indica, obviamente, que o problema ultrapassa a esfera das mensagens SMS. Nestes casos, o problema possivelmente tem origem numa má configuração do chip, ausência de sinal ou falta de créditos. Em alguns raros casos os aplicativos gerenciadores de mensagens e chamadas podem apresentar problemas e não funcionarem.

1. Verifique se há sinal da operadora disponível na sua região.
2. Verifique se você possui créditos suficientes
3. Desligue o celular, remova o chip e insira novamente após alguns segundos.
4. Cheque por atualizações nos aplicativos de mensagens e chamadas.

Se nenhuma das soluções acima resolveu o problema, a melhor alternativa é entrar em contato com a sua operadora relatando o ocorrido.

Chip realiza/recebe chamadas, mas não SMS

Neste caso você deve focar apenas no que se refere às mensagens: o aplicativo que as gerencia ou um possível erro na digitação do número.

1. Limpe os dados e cache do aplicativo de mensagens.
2. Verifique se o seu número está corretamente indicado em Mensagens » Configurações » Chip » Número de telefone.
3. Tente utilizar outro app, como o Textra SMS.
4. Verifique se as configurações do ponto de acesso (APN's) estão em conformidade com o que é indicado pela sua operadora.

Novamente: Caso o problema persista, entre em contato com o suporte da sua operadora.

Chip não recebe exclusivamente SMS de confirmação (SMS Token)

Este que vos escreve passou por essa situação e dá a única dica possível: somente o suporte técnico da operadora pode lhe ajudar. Na maioria das vezes somente uma checagem por problemas realizada através da central de atendimento pode detectar e solucionar este problema específico. O prazo para solução é geralmente de 24h, mas na grande maioria das vezes o erro é solucionado em questão de poucos minutos.

As soluções aqui mostradas são as que resolvem o problema da maioria das pessoas. Há casos onde o problema pode ser uma configuração errada no chip, no seu smartphone, ou na sua linha. Lembre-se que o suporte técnico da operadora é a maneira mais segura e eficaz de resolver problemas dessa natureza.

Se este conteúdo lhe ajudou de alguma maneira, não hesite em compartilhar com outras pessoas. Abraço!