Pular para o conteúdo principal

Confira algumas dicas para manter você e seu Android seguros

Segurança no Android
Imagem: Pixabay.com

Uma das consequências mais evidentes do crescimento no uso de dispositivos eletrônicos, principalmente do smartphone, é o aumento na disseminação de malwares, programas indesejados e tentativas de golpe. Apesar de um estudo recente demonstrar uma queda no número de ameaças desse tipo no Android comparado com o iOS, ainda é preciso adotar medidas que protejam sua segurança e privacidade – além do seu bolso.

Golpes via WhatsApp

Uma maneira muito utilizada por criminosos virtuais para difundir golpes ainda é através do WhatsApp. Recentemente alguns criminosos se utilizaram do contexto da pandemia do novo coronavírus para promover esse tipo de crime.

Golpe Netflix grátis Whatsapp
Imagem: Reprodução.

É fundamental que desconfiemos dessas chamadas "correntes" que são disseminadas no aplicativo. Nesses casos, é altamente indicado que você não acesse os links presentes nessas mensagens e também que não compartilhe com demais pessoas.

Essa prática tem posto em risco a privacidade de milhões de pessoas mundo afora, uma vez que acessar links desconhecidos e/ou instalar aplicativos de fontes duvidosas são meios muito eficientes para o roubo de dados pessoais.

Falando em aplicativos...

Talvez uma das recomendações mais disseminadas por profissionais dessa área seja a de evitar ao máximo a instalação de apps de origem desconhecida. Entretanto, ainda é muitíssimo comum a ocorrência dessa prática, o que torna esse um cenário perfeito para a atuação de indivíduos mal intencionados.

Infelizmente, apenas essa recomendação não têm sido suficiente para suprimir todas as ameaças. Na própria Play Store ainda há ocorrência de aplicativos que apresentam comportamento inadequado. A loja virtual, por sua vez, removeu recentemente mais de 1,7 mil apps dessa natureza, o que indica que nosso comportamento deve ser ainda mais cauteloso.

Versão do Android

Cada vez que uma nova versão do sistema operacional da Google é desenvolvida, importantes problemas de segurança são resolvidos e novos recursos são adicionados também visando a segurança do usuário.

É importante ressaltar que apenas aplicar os patchs de segurança (os quais abordaremos adiante) pode não ser suficiente para garantir a sua segurança. Algumas mudanças mais profundas e complexas só podem ser realizadas por meio de uma nova versão.

Mantenha seus aplicativos atualizados. | Imagem: Pixabay.com

A recomendação, portanto, é de sempre utilizar a versão mais recente do Android que estiver disponível para o seu aparelho.

Patchs de segurança

Seguindo o gancho do item anterior, alguns problemas podem (e são) resolvidos sem que seja necessário um upgrade na versão do sistema. Nesses casos, existem atualizações pontuais que são periodicamente desenvolvidas para resolverem problemas relativos à segurança do Android. Logo, é sempre recomendável que se verifique constantemente a disponibilidade desses patchs.

Ferramentas Antivírus

Há quem questione a eficácia de tais ferramentas. No entanto, é obviamente mais seguro manter um aplicativo com essa função do que ficar a mercê de malwares. Há casos em que somente o aplicativo antivírus consegue detectar um código malicioso. Portanto, é melhor previnir.

Acerca da discussão que envolve a perda de desempenho decorrente do uso de ferramentas antivírus, é fácil entender que é um efeito colateral totalmente compreensível, sem contar que existem algumas dessas ferramentas que afetam bem pouco a performance do sistema.

Sempre atentos

Algumas dessas dicas são de fácil aplicação e em pouco tempo tornam-se hábitos. É importante também se policiar para não dar nenhum deslize e quebrar qualquer uma dessas importantes recomendações.

Fontes: WeLiveSecurity e TechTudo.