Pular para o conteúdo principal

Android: Como alterar a resolução da tela (DPI)

Como alterar a resolução da tela no Android
Imagem: Pixabay.com

Dentre as diversas opções de personalização que o sistema Android oferece está a de alterar a resolução da tela do dispositivo, fazendo o aparelho exibir mais informações utilizando o mesmo espaço na tela. Também conhecido como DPI (dots per inch), este parâmetro pode ser facilmente alterado nas opções de desenvolvedor.

Ainda não entendi

Um exemplo prático de diferentes números no DPI pode ser facilmente observado nas duas imagens a seguir: na primeira, o dispositivo está com o DPI em 320, na segunda, em 400. Note que no mesmo espaço da tela são exibidas mais informações, o que acarreta invariavelmente na redução do tamanho do texto e das imagens/ícones.

Tela com DPI 320.
Imagem n°1.

Tela com DPI 400.
Imagem n°2.

Como alterar o DPI no meu smartphone

O primeiro passo é ativar as opções de desenvolvedor seguindo este caminho: Configurações » Sobre o dispositivo » Número da versão (aperte várias vezes sobre esta opção). Depois disso, basta acessar a opção recém desbloqueada e procurar por Menor largura. Você pode definir qualquer valor para o parâmetro (há um limite nos valores máximos e mínimos que podem variar).

Há uma opção mais simples que está disponível no seguinte caminho: Configurações » Tela » Tamanho da exibição. Neste método há a limitação de escolher apenas valores predefinidos pelo aparelho.

Confira outras dicas para seu smartphone Android.