Veja como reduzir ao máximo o brilho da tela do seu smartphone

Por vezes, ao utilizarmos o smartphone em ambientes com pouquíssima luz, o brilho mínimo do aparelho ainda sim não é suficiente para o uso mais confortável. Pensando nisso, algumas ferramentas possuem a proposta de reduzir o brilho com mais intensidade, facilitando a utilização nesses ambientes.
A ferramenta que apresentaremos para isso é a Dimmer - Escurecer Tela. O app é gratuito e conta com um manuseio simples. Lembre-se que é necessário ativar a sobreposição sobre outros aplicativos para seu correto funcionamento.
Ao abrí-lo, a tela irá escurecer até um nível mais baixo que o normal. É possível aumentar ou diminuir a intensidade através das setas indicadoras presentes na barra de notificações. (Para cima, aumenta o brilho, para baixo, diminui.)

Ao apertar na notificação, você acessará um menu de configurações adicionais que a ferramenta oferece, onde é possível alterar, dentre outras coisas, o brilho mínimo e máximo suportado e até a aplicação de um filtro de cor.

Quer conhecer f…

Root: O que é e porquê você deve fazer hoje mesmo

O que é root e por que você deve fazer
Imagem: Pexels.com

Além das ROMs personalizadas, das quais nós já abordamos aqui, e que garantem um punhado de melhorias e recursos, o root também é um processo que abre diversas possibilidades de aperfeiçoamento e personalização do seu dispositivo Android. Veremos a seguir algumas das vantagens que o procedimento pode lhe oferecer. Mas antes, retomaremos alguns conceitos fundamentais.

Em que consiste o root?

O root é o meio pelo qual você obtém a permissão de realizar modificações avançadas no seu dispositivo. Ele oferece, dentre outras coisas, a possibilidade de aplicativos modificarem arquivos e configurações do sistema. Alguns aplicativos do sistema já possuem essa liberdade, mas o root concede essa permissão para aplicativos instalados pelo usuário — aqueles que você instala manualmente pela Play Store, por exemplo.

É um processo seguro? Quais os riscos?

Por definição, o fato de conceder a possibilidade de modificação de configurações avançadas o faz ficar mais vulnerável. Por conta disso, é necessária muita cautela na hora de fornecer essa permissão. Não é indicado, por exemplo, fornecê-la a qualquer aplicativo que você encontra por aí. Os riscos que você corre são, basicamente, o de oferecer dados mais robustos sobre o seu dispositivo para alguém com más intenções. Mesmo sem querer, algumas configurações podem ser alteradas de forma inadequada, o que pode tornar o smartphone inoperante, fato esse que é resolvido com uma restauração, ou, em alguns casos, reinstalação da stock ROM — a ROM original do dispositivo.

Como gerenciar

Quando o procedimento é realizado, sempre um aplicativo fica responsável por gerenciar o acesso ao root, isto é, ele envia uma solicitação na primeira vez que o aplicativo pede acesso ao root, depois disso, ele obtém acesso sempre quando pedir e uma notificação toast é exibida indicando o evento. O Magisk Manager é a ferramenta mais comum que realiza essa função, nela você pode encontrar também o histórico de acesso ao root.

Como fazer o root

Como foge do escopo deste artigo e se trata de um procedimento que pode levar algum tempo, não vamos abordar aqui. Mas pela Internet há milhares de conteúdos variados explicando como realizar o processo no seu dispositivo.

Algumas ferramentas que fazem valer a pena ter root

Kernel Adiutor

Este aplicativo tem por finalidade realizar alterações avançadas no Kernel do dispositivo. Ele modifica, dentre outras coisas, o governador e clock da CPU (que pode tornar o smartphone mais rápido; saiba mais aqui), governador e clock da GPU, escalonador I/O e entropia.

Swift Installer

Se você é fã de personalizações, vai querer instalar agora mesmo. A ferramenta modifica o sistema para alterar as cores de destaque e de fundo para aquelas que o usuário definir. A modificação afeta não só o visual de aplicativos do sistema, mas também algumas aplicações de terceiros, tais como WhatsApp, Twitter, YouTube, Instagram, Chrome e outros. Cabe lembrar: Alguns aplicativos só são afetados em algumas versões em particular, neste caso, uma atualização pode desfazer a alteração. Nós já falamos sobre o Swift Installer aqui, dê uma olhada.

Tasker

O Tasker é um aplicativo avançado, mas que realiza funções muito interessantes. O funcionamento se resume ao aplicativo identificar algum contexto (algum horário, a execução de um app) e realizar alguma tarefa, tal como mostrar alguma notificação, reproduzir alguma mídia, alterar alguma configuração, ou o que der na sua telha. É uma ferramenta muito útil para quem busca tirar o máximo proveito de um smartphone para realizar tarefas diárias de uma forma mais inteligente e eficiente.

Change My MAC

Outra ferramenta da qual já falamos anteriormente, este app, como o nome já indica, é responsável por alterar o endereço MAC do dispositivo. É muito útil um casos onde há uma limitação na rede à um endereço específico (é muito comum limitar a velocidade da conexão baseando-se no endereço MAC).

Xposed

O Xposed é uma ferramenta que possibilita ativar um mar de módulos que realizam pequenas alterações no sistema. Ela contém um repositório com as mais diversas ferramentas para solucionar pequenos problemas e adicionar alguns recursos extras ao seu dispositivo.

Vale a pena?

As vantagens são evidentemente grandes, mas os riscos podem ser perigosos. Só você mesmo pode decidir se vale ou não a pena: tomando os devidos cuidados para não conceder o acesso root para um aplicativo que não tem boa reputação.

That's all, folks!