Pular para o conteúdo principal

Dicas simples e preciosas para deixar seu Android mais rápido

Dicas para melhorar o desempenho do Android
Imagem: Pixabay.com

Existem alguns hábitos e dicas que, quando corretamente realizadas, podem fazer seu aparelho apresentar uma melhor performance. Os procedimentos tem por finalidade oferecer um uso mais responsivo, diminuindo assim os travamentos.

Limpar os aplicativos recentes

Quando abrimos vários aplicativos e os deixamos na lista de aplicações recentes, o sistema entende que os mesmos serão necessários para uma posterior utilização, fazendo com que uma parte da memória RAM seja alocada para mantê-los. No entanto, nem sempre voltamos a usá-los, e o gerenciador de memória RAM acabará por usar uma parcela do recurso para manter um aplicativo que não será mais utilizado em um curto prazo, fazendo com que menos memória esteja disponível para as outras ferramentas. Solução: Quando terminar de usar um aplicativo, o remova da lista de apps recentes.

Limpar a lista de aplicativos recentes ajuda no desempenho.
Limpar a lista de aplicativos recentes ajuda no desempenho.


Liberar espaço na memória

Excluindo arquivos desnecessários, você ajuda o sistema a realizar corretamente todas as funções que precisam ser feitas. E, de quebra, ainda ajuda no correto funcionamento dos vários aplicativos que você utiliza.

Desinstalar aplicativos desnecessários ou pouco utilizados

É muito comum que instalemos ferramentas que serão utilizadas por pouco tempo. Sendo assim, para liberar memória ROM e, de quebra, um pouco da RAM (caso a ferramenta funcione em segundo plano), é recomendado que você procure e desinstale os aplicativos que não são mais úteis no seu dia a dia.

Desativar animações

As animações são um aspecto relevante na utilização do smartphone, mas não é impossível viver sem elas. A desativação do recurso permite que menos uma tarefa seja processada, deixando o sistema mais "focado" em realizar as tarefas realmente essenciais. Para prosseguir, é necessário ir até Opções de desenvolvedor e definir a alternativa "Animação desativada" — ou "0.0x" — para os atributos Escala de animação da janela, Escala de animação de transição e Escala de duração do Animator.

Desativando as animações no Android
Desativando as animações no Android

Extras

Num cenário mais extremo, ainda nas Opções de desenvolvedor, é possível modificar as opções "Limitar processos em 2° plano" e "Não manter atividades".

Para ter ainda mais performance

Caso queira uma melhora mais significativa, recomendo que saiba um pouco mais sobre Custom ROM e métodos avançados de melhora de desempenho.