Pular para o conteúdo principal

Aprenda a guardar suas senhas de forma segura com o Kaspersky Password Manager


Segurança na internet
Imagem: Pexels.com

Nos últimos anos, cresceu o número de casos de vazamento de dados cibernéticos, fato que deve ser observado com temor pelos usuários de diversos serviços oferecidos pela Internet. Os bancos de dados tem se tornado alvos de pessoas cada vez mais capacitadas, uma das razões para o aumento das estatísticas.

As senhas são um dos maiores alvos dos criminosos, fato que nos leva a aplicar medidas de segurança mais eficazes, como a utilização de palavras passe mais robustas e com troca periódica. No entanto, essas medidas tornam mais comum o esquecimento das mesmas, e, nesse cenário, várias ferramentas surgem com a proposta de minimizar o tal problema.

Gerenciador de Senhas, da Kaspersky Lab é uma dessas ferramentas.

Como utilizar

Antes de usar, é preciso criar uma conta no serviço e definir uma chave mestra, que será requisitada sempre que você abrir a ferramenta.

Na tela de início há um botão para adicionar uma entrada, isto é, uma conta de algum serviço, uma nota importante, um código de acesso, etc..

Dentro da ferramenta é possível modificar algumas configurações importantes, como o desbloqueio por impressão digital (que pode ser usado como alternativa para a chave mestra) e o preenchimento automático de senhas no navegador Google Chrome.

Há também uma ferramenta de geração de senhas aleatórias dentro da aplicação.

Método rústico

Existe a possibilidade de guardar todas as senhas em um arquivo de texto e realizar o upload para algum serviço de armazenamento de arquivos, como o Google Drive, MEGA, dentre outros. Caso queira prosseguir desta maneira, recomendo que criptografe o arquivo antes de enviar para o serviço.