Pular para o conteúdo principal

Como personalizar o visual do Android e de outros aplicativos


Personalização para Aplicativos Android
Imagem: Pexels.com

O modo noturno está cada vez mais presente no sistema Android e nos principais aplicativos da plataforma. O recurso parece ter virado exigência para muitos usuários não só pela facilidade no uso em ambientes com pouca luz, mas também para dar uma diferenciada no visual.

No entanto, o Android oferece opções muito limitadas, e nesse cenário, alguns aplicativos surgem com a proposta de solucionar esse problema, além de oferecer uma maior gama de possibilidades.

O aplicativo que será utilizado nesse processo é o Swift Installer (é preciso root para utilizá-lo).

O mais legal disso tudo é que o aplicativo permite personalizar não só o sistema, como também vários outros aplicativos que não possuem o recurso de modo noturno, como Whatsapp, Instagram, YouTube, Chrome, dentre outros.


Menu configurações personalizado.

Como funciona

No menu "Personalize", o aplicativo permite selecionar, dentre outras coisas, uma cor primária (accent) e uma cor de fundo (dark background). Há algumas cores predefinidas que podem ser utilizadas, mas você pode escolher várias outras em "Color wheel".


Menu "Personalize" do Swift Installer.


No topo do app será exibida uma simulação de como ficará o visual do sistema e de alguns apps com as cores selecionadas.

Lembre-se, sempre que houver atualização de um aplicativo que esteja personalizado pelo Swift Installer, será necessário atualizar as alterações. O próprio aplicativo lhe enviará uma notificaçào informando quando uma nova atualização está disponível. Em alguns casos, a versão mais recente de um aplicativo pode não ser suportada pela ferramenta.

Personalizando

O passo seguinte é escolher quais aplicativos terão o novo visual. Depois disso, basta reiniciar o seu aparelho para as alterações serem efetivadas.


Whatsapp com o tema selecionado pela ferramenta.


Você pode trocar as cores predominantes e de fundo sempre que quiser. Basta reiniciar o seu smartphone para aplicar as alterações.

Alguns aplicativos da Google precisarão ter a função de modo noturno ativada para que o tema selecionado seja aplicado. Caso algum app apresentar erros na exibição, será possível desinstalar a personalização para este aplicativo em específico.