Pular para o conteúdo principal

Como melhorar a velocidade de download e navegação no Google Chrome


Google Chrome para dispositivos Android
Imagem: Pexels.com

Há um área no Google Chrome onde é possível acessar uma série de funcionalidades experimentais disponíveis para o navegador. A Google alerta que muitas delas, justamente por estarem em fase de testes, podem apresentar instabilidades.

Acesse a área de funcões experimentais digitando chrome://flags na barra de pesquisa.

Apesar disso, há muitos recursos que são plenamente funcionais na maioria dos casos e que podem ajudar bastante a tornar a experiência de navegação mais agradável.

Os dois recursos que vamos conhecer agora têm por objetivo melhorar a velocidade das transferências e da navegação como um todo. As funcionalidades estão disponíveis para múltiplas plataformas.

Melhorar a velocidade de download

Confesso, quando ví pela primeira vez eu desconfiei, mas... REALMENTE FUNCIONA. Para ativar, basta acessar o endereço indicado no início do post, procurar por enable-parallel-downloading e trocar o status para enabled.

O processo de aceleração consiste em dividir a transferência em múltiplas conexões com o servidor, melhorando a velocidade para downloads que excedem dois segundos de duração. 

Melhorar velocidade de carregamento das páginas


Para ativar, procure por Experimental QUIC protocol e repita o processo indicado anteriormente.

O processo acima ativará o QUIC, que é um protocolo de comunicação desenvolvido pela Google e que promete maior velocidade e segurança na transferência de dados. Como afirmado anteriormente, o recurso está em fase de testes e, em determinados casos, pode apresentar falhas constantes, sendo necessário desativar a funcionalidade.