Pular para o conteúdo principal

Como aumentar a velocidade da internet no seu smartphone


Melhorando velocidade da Internet
Imagem: Pixabay.com

O método a seguir consiste na alteração do DNS que por muito tempo foi tido como o mais estável e mais rápido: o Google DNS. No entanto, a Cloudflare lançou o "1.1.1.1", o servidor DNS que tem como proposta ser o mais rápido do mundo.

Mas o que é DNS?

O Domain Name System é o sistema encarregado de indicar o endereço IP de um site. Como exemplo, quando digitamos "www.google.com" na barra de endereços, o servidor DNS indicará o IP desse endereço para posteriormente realizar o acesso. O ponto de destaque é o tempo de resposta: alguns servidores são mais ágeis do que outros, ou seja, se você escolher o DNS correto, pode melhorar a velocidade de sua conexão.

Certo, e como eu troco o DNS?

No Android, recomendados o aplicativo DNS Changer. A própria ferramenta já disponibiliza os endereços, basta procurar por Cloudflare DNS.

Para usuários root, há um outro aplicativo chamado Engelsiz. Através dele você adicionará o DNS primário e secundário da Cloudflare (1.1.1.1 e 1.0.0.1, respectivamente) e escolherá o método "With Root". O diferencial é que a ferramenta altera o DNS já nas próprias configurações do sistema, não sendo necessário estabelecer uma conexão VPN, como nas ferramentas sem root.

Bônus

O servidor DNS pode ser alterado também em outras plataformas e até mesmo no roteador Wi-Fi, possibilitando o uso do recurso em qualquer dispositivo conectado à rede.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos!