Pular para o conteúdo principal

Como aumentar (E MUITO!) a duração da bateria do seu smartphone


A Bateria do Seu Smartphone Android Pode Durar Muito Mais
Imagem: Pexels.com

Seguramente a duração da bateria é um dos aspectos mais relevantes quando estamos falando de smartphones. Os recursos nativos do sistema Android são, para muitas pessoas, insuficientes para demonstrar uma análise mais completa e também para propor novas formas de gerenciar a duração da bateria.

A finalidade dessa matéria é apresentar dois aplicativos que ajudarão o usuário a acompanhar com mais detalhes como a bateria está sendo utilizada pelo aparelho e como alterar configurações para mudar o perfil de gerenciamento de gasto energético.

Cabe lembrar: Os métodos que vamos utilizar para melhorar a duração vão reduzir o desempenho de seu aparelho. Se você preza muito pela velocidade, este método pode não ser o adequado para você.

Os aplicativos que vamos utilizar são o AccuBattery (baixe aqui), e o Kernel Adiutor (baixe aqui). Cabe lembrar que o segundo app necessita de root para funcionar. Mas acalme-se, caso não tenha ou não pretenda realizar root, deixarei algumas dicas "rústicas" para também otimizar a bateria no final da postagem.

Aviso: O AccuBattery pode não funcionar corretamente caso seu aparelho tenha pouca memória RAM (menos de 1 GB), pois o app fica aberto em segundo plano para colher as informações de uso.

Aprendendo a utilizar

Para evitar que esta postagem se torne demasiadamente longa, vamos nos aprofundar apenas nas informações mais relevantes exibidas no aplicativo. As caixas de dicas presentes no próprio app lhe ajudarão a entender um pouco mais sobre o funcionamento.

Antes de prosseguirmos, é preciso explicar que as informações presentes nas duas primeiras abas são referentes à uma sessão específica, isto é, o aplicativo divide o tempo de atividade do aparelho e mostra, dentro desse intervalo, quais apps mais utilizaram bateria, qual foi a velocidade de descarga, dentre outras coisas. As sessões são exibidas na aba "Histórico".

Para ter mais precisão nas informações, nós recomendamos que você utilize normalmente o aparelho durante algumas horas, pois assim você poderá comparar os números antes e depois de realizar as demais configurações do Kernel Adiutor.

Otimizando pelo Kernel Adiutor

Novamente, vamos nos restringir a mostrar apenas configurações relacionadas diretamente à bateria.

 1. No Kernel Adiutor, vá até aba "CPU". Na opção "Governador da CPU", você poderá escolher diversas formas de gerenciar o uso do seu processador, que afetará diretamente na duração da bateria.

Grosseiramente, os modos "conservative" e "powersave" reduzirão a velocidade do processador e farão sua bateria durar mais. Os modos "ondemand" e "performance" fazem o contrário, deixam o processador mais veloz, mas reduzem a duração da bateria. Como o propósito da matéria é sobre aumentar a duração da bateria, recomendamos a utilização dos modos "conservative" ou "powersave".


Os governadores disponíveis podem variar.


Cabe lembrar novamente: Se o seu processador não é dos melhores, a alteração para um desses dois últimos modos pode fazer seu aparelho apresentar lentidão. Se esse for o seu caso, recomendamos que não altere essa opção. (Deixando no padrão, que, no meu aparelho, é "interactive").

2. No final da aba "CPU", há uma opção para ativar o agendamento de tarefas em CPUs acordadas. Isso faz com que algumas atividades sejam realizadas utilizando apenas núcleos (cores) acordados, e não o restante, como normalmente aconteceria. Novamente, essa opção reduz a velocidade de processamento, mas aumenta a duração da bateria.

3. Ative a opção "Aplicar na inicialização" no topo da tela.

Resumidamente, são essas as alterações mais eficazes para melhorar a duração de sua bateria. No entanto, há algumas dicas extras que sempre são válidas:

1. Desinstale ou desative aplicativos que você não utiliza ou que são desnecessários, principalmente aqueles que continuam em execução em segundo plano.

2. Não deixe muitos aplicativos abertos no multi-tarefa, assim você usa menos memória RAM e economiza bateria.

3. Sempre deixe a opção "Otimização de bateria" ativada nos aplicativos.

Checando os resultados no AccuBattery

Depois de configurar tudo e utilizar o aparelho por algumas horas, verifique os dados no AccuBattery, especialmente a velocidade de descarga, comparando com a sessão em que as configurações não estavam aplicadas.


Selecione uma das sessões para ver os números.


Você sempre pode voltar às configurações iniciais caso não tenha gostado do governador escolhido, ou até mesmo testar vários deles até encontrar o que mais lhe agrada.